segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tratado sobre o porque de os nerds serem tão bons desenvolvedores de games:

Eae, beleza? Não importa. Eu sei que eu tinha dito que não iria postar nada até terça porque hoje seria um dia cheio e talz. Sim, foi um dia cheio e estou cansado pra caramba. Mas tive uma inspiração e, além disso, terça é o dia do Pacheco-san (sim, finalmente definimos os dias, leia nas considerações finais). Precisamos normalizar a situação do blog, e isso significa começar a postar nos dias certos logo. Seguindo ao que interessa - Hoje enunciarei uma teoria própria, sobre o porque dos nerds serem bons desenvolvedores de games.


Sempre vimos (em filmes sobre high schools americanas, na maioria das vezes) e aprendemos que os nerds parecem ter uma certa vocação para mexer com coisas como informática, programação e jogos em geral. E sempre quando pensamos em um programador, mentalizamos a imagem de um cara com óculos, camisa social, um cabelo muito feio, etc. Estava pensando - seria esse mais um esteriótipo a afligir a cultura nerd? Refleti um pouco, e acabei por concluir que não. Nesse caso, não é um esteriótipo. Porque? Pelas seguintes razões:

1. Os games são formas de entretenimento. Geralmente, os nerds não tem um grande leque de possibilidades quando buscam o entretenimento. Por isso os nerds buscam os jogos - uma forma de entretenimento que não envolve contato social (a não ser insultos racistas ocasionais na Xbox Live). Como sabemos, os nerds, na sua grande maioria, não são lá muito bons com essas futilidades como socializar.

2. Os games, além de entretenimento, são uma forma de escapismo. Não adianta dizer que não

- Mas...

NÃO! Não adianta dizer que não. Escapismo, para os burros aqueles que não sabem, é

"o alívio ou a distração mental de obrigações ou realidades desagradáveis recorrendo a devaneios e imaginações.
Podemos definir escapismo também como a desconsideração da realidade."
(definição dada pela deusa da minha religião [googlismo] - A Wikipédia)

Pois é. Vai dizer que enquanto você joga, digamos, Zelda, você não se imagina como um herói tão épico como Link (salvando Hyrule e matando galinhas, o usual). Vai dizer que quando você joga GTA você não se imagina como alguém que não precisa seguir regras e não se preocupa com a própria vida? Vai dizer que quando você joga Mario você não se imagina como um encanador (ou comendo as pessoas atrás de armários)?

- Não! Eu não faço isso!

Faz sim.

- Tá bom, eu faço isso.

E os nerds precisam buscar escapar de uma realidade tensa (e por nerds aqui eu não me refiro aos falsos nerds, que surgiram depois que se tornou "cool" ser nerd, mas sim os nerds de verdade, que sofrem/sofreram por serem um pouco diferentes do "normal"), por isso procuram os games.

3. Aqui chegamos ao ponto central: Por que os nerds são bons desenvolvedores de games?
Resposta: Porque os nerds são o maior público consumidor de games, e esses precisam cair no gosto desse público. Para fazer um game para os nerds, quem melhor que os próprios nerds? Os nerds entendem os outros nerds (na verdade, somos uma comunidade bem mais solidária que a maioria das "tribos") e entendem de todo aquele negócio do escapismo. Portanto, os jogos produzidos por nerds agradam ao público nerd, que compra o jogo e isso agrada as produtoras do jogo, que contratam mais nerds que desenvolvem um novo jogo para os nerds, e o ciclo continua. Todos ficam felizes.

4. A quarta razão é bem simples: Nerds are epic. And epic is good. Aww yeah, epic is always good.

Bom, depois disso, chegamos ao fim. Até o próximo post (quarta).


* Como eu disse anteriormente, os dias de postagem estão definidos. A escalação é a seguinte:

Eu (Anthrax): Minhas postagens serão às segundas, quartas e quintas.

Pacheco-san: As postagens dele serão às terças, sextas e sábados.

- E o domingo?

Apesar de ser contrário à minha religião (googlismo) trabalhar aos domingos, vou postar aquela série "Como jogos traduzidos ficariam ridículos" nesses dias santos. Isso não conta como postagem, é apenas um apanhado de imagens. Postagens são mais complexas.
Bom, agora finalmente vocês sabem que não precisam visitar a Raposa às terças, sextas e sábados: O Pacheco-san postará nesses dias, então vocês não perderam nada.

* Provavelmente teremos um desenhista próprio aqui da Raposa (que não serei eu, apesar do layout que eu fiz ter ficado muito avassalador). Ele é um cara que faz desenhos estilo mangá, e faz isso muito bem. Não está confirmado com ele, mas ele precisa divulgar seu desenho e um desenhista próprio aqui seria muito útil. Todos saem ganhando. Eu pretendia colocar aqui um pouco do trabalho dele, que me mandaram, mas o picasa está com problemas e não vai dar pra uploadar (nossa, "uploadar") as imagens agora.

* Por enquanto sem mais novidades.

* Divulguem a Raposa, pleaaaaaaase?

* Me siga no twitter - clique na ave azul de fundo preto aí ao lado.

* Foi bom pra você? Deixe seu comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário