segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como identificar um "apelão" no videogame: [1]

Muitos gamers já passaram por uma situação como esta:


Um belo dia, você resolve chamar uma galerinha para jogar videogame na sua casa. Você está certo de que vai se divertir e de que provavelmente não será o pior, uma vez que você é o dono do jogo.
Todos estão jogando bem e a competição está provendo a todos um grande entretenimento. Eis que chega o Apelão.
Maldito seja o dia em que tais criaturas apareceram na terra. Piores que o Majin-boo. Piores que Voldemort. Piores que os sith. Piores que a adaptação cinematográfica de "Eragon" (tá bom, tá bom; exagerei nessa última).
O apelão dirige-se até o controle e agarra-o. Ao segurá-lo, demonstra sua evidente falta de perícia e familiaridade com esse instrumento. Você conhece esse tipo de pessoas, e decide combatê-las, você pega o outro controle.

A tensão está no ar. Agora é só você e o apelão. Sua frequência cardíaca sobe.
O jogo é Street fighter II. A plataforma é seu SNES. Você é Ken. Ele é Ryu. Você sabe o que vem pela frente - Uma interminável sequência de Hadoukens, seguida de um recuo até um canto do mundo bidimensional (provavelmente o esquerdo) e a manutenção de uma constante posição defensiva, na qual ele ficará até que os 30 segundos restantes se acabem, rendendo-lhe a vitória.

Começa a partida, e junto com ela os hadoukens de seu inimigo. Você tenta evitá-los. Tenta pular, mas ele é muito rápido. Ele atinge-o algumas vezes seguidas. Seu coração enche-se de medo e fúria e você vai pro ataque.
O apelão vê você aproximando-se e sente a pressão. "Só mais um pouco", pensa ele, mas desespera-se com a corajosa investida de Ken. Ele erra a infame sequência ↓, ↘, → + punch. "É minha chance!" você pensa e, aproveitando-se do desespero adversário, você o ataca. Ele perde um pouco de vida, mas mantêm-se frio e raciocinando. Ele pensa "pra que vou me arriscar em um combate corpo-a-corpo se tenho mais vida?" e toma sua decisão. Ele começa a ir para a esquerda. "NÃO!!! O CANTO NÃO!" Pensa você, mas é tarde demais. Ele já está agachado, esperando seus golpes com a defesa alta. Você olha para cima e compara as life-bars. Uma terrível sensação o acomete: Ele tem mais vida.
Você olha para o tempo - Faltam 20 segundos para seu destino ser selado. Agora é sua vez de se desesperar. Você, mesmo sabendo que nada adiantará, começa a lançar golpes frenéticos em seu adversário. Seus hadoukens voam pelo ar. Você ainda guarda uma vaga esperança em seu coração. Mas sabe que falhou. Sabe que não há mais volta. Faltando 5 segundos, você resigna-se à derrota como um rei controlado pela CPU em Age of Empires II. Você agradece por não ser um personagem de Mortal Kombat. Pelo menos poderá manter sua vida. Mas a que preço? A humilhação. A vergonha. Ter de aguentar o apelão gabando-se disso toda vez que encontrá-lo.


-Pois é, depois desse texto (um pouco longo - blame my inspiration - Juro que será só nessa 1ª postagem sobre apelões. Você já viu o tamanho da URL, aliás?? ) Vamos aos exemplos.


Minha história foi baseada no Street Fighter II pois os jogos mais jogados entre amigos e, portanto, onde os apelões mais atuam, são os de Luta e de futebol. Assim sendo, vamos analizar o estilo de luta de um apelão no Street Fighter (algumas táticas utilizadas nesse jogo aplicam-se a qualquer jogo de luta bi-dimensional) que escolhe o Ryu (nada contra o Ryu - ele aqui exemplifica outras personagens e até outros jogos). Abaixo são apresentados alguns de seus movimentos mais utilizados (um repertório muito variado):






Golpe nº 1

Golpe nº 2


Golpe nº 3
Golpe nº 4
Golpe nº 5
Golpe nº 6 (me perdoem pela repetição, mas essa é apenas uma variação do golpe nº 5)
Além disso temos o famoso "Bater e correr", que no Street Fighter e alguns outros jogos significa "soltar o mesmo golpe repetidamente e depois fujir para o canto, aguardando o fim da luta com mais vida que o oponente e atrás de uma segura e impenetrável defesa  - na maioria, seus próprios braços. Execute na sequência:


1º Passo.
2º Passo (fique assim pelo resto da luta, mas vá para um canto de preferência).


Entenderam? Bom, chega por agora, senão o post vai ficar muito longo (já nem tá longo, né?). Vou tentar postar as continuações desse tópico semanalmente (nada, garantido, mas acho que consigo). Já tenho ideias para postar sobre, pelo menos, 3 jogos. Acontece que muitos jogos são semelhantes entre si, e se eu faço um post sobre um deles, acabo excluindo a maioria desses semelhantes (senão ficaria repetitivo). É só imaginar um post sobre Mortal Kombat na próxima semana para entender. Seria praticamente o mesmo post. Chato, né? É. Por isso (não sei se tenho moral pra pedir) mas sugestões de jogos em que os apelões atuam por parte dos visitantes seriam extremamente  bem-vindas. Só tente evitar sugerir um jogo/tipo de jogo já representado nesses posts. Perdoem a duração deste post, o 1º da série será sempre o mais longo, mas já expliquei do que se trata, então os próximos serão mais curtos. CHEGA! Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário